Luz, câmera…aperte o start e …ação!

Toda regra tem sua exceção. Desde ET no Atari 2600 até Beowulf e The Golden Compass nos consoles atuais, os jogos baseados em filmes são notoriamente conhecidos por sua qualidade duvidosa e acabamento de quinta categoria.

Todos sabemos que jogos “de filme” são produzidos às pressas, para chegar as prateleiras junto com a estréia do filme nos cinemas. Não são planejados como obras-primas do entretenimento eletrônico e sim como mais um produto de merchandising do filme, junto com as lancheiras, os bonecos, camisetas e bóias de piscina. Um jogo do Homem-Aranha não precisa ser bom para vender, precisa estar nas lojas quando as crianças sairem do cinema.

Essa é a regra. Nessa semana, o ZenGamer vai mostrar algumas exceções. Talvez você tenha jogado, talvez não. Pegue a pipoca, escolha um bom lugar, porque já vamos começar…

 

 THE GODFATHER

O ambicioso jogo de ação aberta da Eletronic Arts pode não ser tão bom quanto GTA, mas nesse gênero, quem é?

Deixando de lado a comparação com a série da Rockstar, The Godfather é um jogo bem feito, de longa duração e divertido de jogar. É capaz de prender a atenção tanto dos fãs do filme de Francis F. Copolla quanto de quem busca apenas um bom jogo de ação.

A história rola em paralelo com o enredo do primeiro filme e vai até eventos que são apenas citados no começo do segundo filme. No papel de um capo da familia Corleone, você suja as mãos na guerra contra as outras familias, extorque comerciantes em troca de proteção, rouba bancos, comete assassinatos e participa de momentos cruciais da saga dos Corleone.

Que mané The Sims, rapá! Meu nome é Godfather!Os gráficos estão muito bem elaborados, com cenários e veiculos que retratam bem a Nova York dos anos 40. O tema musical de Nino Rota dá o clima perfeito para as travessias de carro entre uma missão e outra e a dublagem contou com a participação de vários dos atores originais, entre eles o próprio Marlon Brando, que faleceu pouco tempo depois. Do elenco principal, a ausência mais sentida é a de Al Pacino, que não participou e não liberou o uso de sua imagem no jogo – provavelmente porque já estava participando da produção de Scarface.

A engine de customização de aparência da EA dá um show em outras que existem por ai e em The Godfather não é diferente. Da cor da pele até cicatrizes e olheiras, é possivel criar o seu mafioso com a aparência que quizer. A única ausência que senti foi não ter sobretudos. Como assim, jogar com um capo da Máfia e não vestir um sobretudo?

Zero dois, trás a escopeta!O combate funciona muito bem e é o centro da ação em The Godfather. São varias armas, todas com upgrades e que permitem finalizações diferentes. O jogo apresenta uma relação com várias “Execuções” que vão desde estrangulamento até empurrar o inimigo no trânsito para que ele morra atropelado (a mais dificil de fazer, sem duvida) e encoraja o jogador a realizar todas. Outras tarefas paralelas incluem a conquista de territórios, extorsão dos comerciantes e a melhor de todas,  os assassinatos.

O ponto fraco do jogo está na repetição excessiva de algumas missões e do design dos outros mafiosos. São uns dois ou três modelos somente, que se repetem a exaustão, mudando só a cor do terno e do chapéu, de acordo com cada familia.

No mais, a cidade é enorme e a liberdade na hora do combate não deixa que as disputas territoriais se tornem tediosas.  Além disso, espalhados pelo mapa estão 100 rolos de filme, que liberam cenas do Poderoso Chefão original.

É melhor você jogar, capice?The Godfather saiu para PS2, PC, Xbox 360, PS3 e Wii. Teve tambem uma versão para PSP chamada Godfather:Mod Wars. É um bom jogo inspirado num grande filme que pode render boas horas de diversão e ter uma duração consideravel caso tente fazer os 100% do jogo.

2 respostas para Luz, câmera…aperte o start e …ação!

  1. Cruor disse:

    xbox, 360 (pentelho mod on😛 saiu pros dois ”ecs”) Um otimo jogo, a cidade nao so é grande mas tambem tem um visual bem bonito, principalmente as igrejas

    O maior problema para mim foi que depois que voce domina a cidade nao tem la muito o que fazer, e é meio repetitivo o esquema de estorquir cada predio, seila poderia ter mais coisas talvez mini games de poker ou ate showzinhos com uma loira fatal cantando usando um vestido vermelho =P ou ate aquelas boberinhas do gta coisas largadas pelo cenario so para voce olhar
    O esquema de tiroteio tambem é legal, se esconder e atacar so um determinado ponto.

    E concordo com voce a falta de sobre-tudo foi sacanagem…

    Otimo jogo, ate meu pai comecou a jogar depois de ter me assistido (serio! So que ele so fez as missoes da historia)

  2. Dih Gonçalves disse:

    Cara, flash’s da minha vida passaram aagora pela minha cabeça, como eu era LOL
    Saia Homem Aranha e ia eu e meu irmão menor comprar o jogo ;P

    Bom,esquece.
    Curti o blog, coisa boa ler sobre jogos, por mais que nem jogue tanto.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: